BLOG

Catarata, Hipertensão e Cegueira repentina em cãos e gatos.

Catarata, Hipertensão e Cegueira repentina em cãos e gatos.

Catarata é a opacificação do cristalino, que leva à mudança de aspecto do olho. Um olho com catarata tende a ficar esbranquiçado no seu centro, o que pode chamar a sua atenção e até prejudicar a visão do animal. Algumas raças são mais predispostas à catarata, como Poodle, Cocker spaniel, Schnauzer, Fox Paulistinha, Lhasa Apso  e Yorkshire. A idade de surgimento da doença é bastante variável, havendo desde animais com catarata juvenil até a senil, em que os pacientes têm mais de 6 anos de idade.A catarata pode ser “silenciosa”, sem qualquer sintoma aparente, além da opacidade do olho. Em outros casos, pode ocorrer inflamação intra-ocular, que gera dor – olho vermelho, piscar constante, prurido, secreção ocular. Nesta fase existe necessidade de tratamento, a fim de evitar seqüelas da inflamação. A evolução da maioria dos casos é o “amadurecimento” da catarata, estágio em que a visão é comprometida e o olho se torna mais branco.

Picos de hipertensão podem ocasionar cegueira repentina em cães e gatos.

Você sabia que animais acometidos por Doença Renal Crônica, Doenças cardíacas, Doenças endocrinas podem desenvolver Hipertensão? Muitas vezes, essas doenças são tão silenciosas que são diagnosticadas quando os familiares percebem algo estranho nos olhos dos animais.

Por isso é importante mantermos as visitas ao médico veterinario em dia!

Consulte nosso oftalmologista e mantenha a saúde ocular do seu melhor amigo. Disponível todas as quartas feiras, com horário marcado.

Open chat
Precisa de Ajuda?