BLOG

Cuidados com o Doente Renal Crônico

Cuidados com o Doente Renal Crônico

Seu animal foi diagnosticado Doente Renal Crônico (DRC). A DRC é progressiva e incurável. Por ser uma doença de curso crônico necessita de acompanhamento criterioso para que seja mantida sob controle.

O Objetivo dos nossos esforços terapêuticos é retardar a progressão da doença, mantendo o animal estável.

A DRC se agrava nas crises chamadas Síndromes Urêmicas que ocorrem quando há instabilidade nos parâmetros laboratoriais, geralmente manifestando-se com vômitos, diarréia, desidratação e inapetência. A anemia desencadeada pela DRC também é um agravante. A Doença periodontal, gengivite e tártaro aceleram a progressão da doença renal. Manter a saúde oral é fundamental para um bom manejo da DRC.

Portanto, preocupe-se caso o animal manifeste qualquer alteração, principalmente náusea, vômito, diarréia, inapetência. Traga-o ao IEMEV o quanto antes, nossa equipe está preparada para intervir nestes casos. Possivelmente, neste quadro, seu animal necessitará de Fluidoterapia, medicação injetável e de avaliação nefrológica.

A dieta e suplementação alimentar são pontos fundamentais no tratamento da DRC. As dietas devem ser balanceadas considerando os níveis de calorias (o animal não deve perder peso), e níveis restritos de proteínas, sal e fósforo. Existem rações comerciais que são específicas para esta condição. Caso o animal rejeite as dietas comerciais disponíveis, será necessária elaboração de uma dieta caseira individualizada e prescrita por Nutricionista Veterinário.

Estimule a ingestão de água. A hidratação adequada é essencial, especialmente para animal DRC, que perde muita água através da urina. Muitos casos necessitam de reposição hídrica através de Fluidoterapia, como rotina.

A suplementação será indicada de acordo com as necessidades individuais, estas necessidades individuais são avaliadas a partir da interpretação das análises sanguíneas e direcionadas ao animal obedecendo a critérios internacionais que enquadram os doentes em estágios da doença (IRIS – Sociedade Internacional de Interesse em Rim)

Podem ser recomendados: Omega 3, Ferro, ácido Fólico, Bicarbonato de Sódio, Vitaminas do Complexo B, antioxidantes,  quelantes de fósforo, entre outros elementos.

O controle da pressão arterial sistêmica é fundamental. Na DRC é comum a ocorrência e hipertensão.

Exames de ultrassonografia e laboratoriais (sangue e urina) serão solicitados como acompanhamento de rotina. É recomendado realizar os exames sempre no mesmo local para que os dados sejam correlacionados.

Dra. Danielly Belmonte

Clínica Médica, Geriatria e Nefrologia Veterinária

Open chat
Precisa de Ajuda?