BLOG

Desmistificando a anestesia no paciente idoso

Desmistificando a anestesia no paciente idoso

Temos observado um aumento significativo na quantidade de animais “velhinhos” apresentados diariamente aos veterinários para acompanhamento de rotina. Isto se deve ao avanço da Medicina Veterinária associado ao empenho dos proprietários de cães e gatos em oferecer o melhor aos seus animais, favorecendo a longevidade com qualidade de vida.

Muitas vezes, esses animais classificados como idosos, necessitam de procedimentos que demandam anestesia geral, tais como os tratamentos dentários, a castração e a correção cirúrgica de hérnias, que em muitos casos provocam “pânico” em seus proprietários por acreditarem que podem perder seus animais durante a cirurgia.

Vale lembrar que os pacientes geriátricos não são necessariamente pacientes doentes. Na verdade são pacientes um pouco mais frágeis devido o desgaste do organismo inerente ao processo de envelhecimento, o que torna os mecanismos de reparação e regeneração mais lentos do que os de um animal jovem.

Quando há indicação cirúrgica, o risco é minuciosamente avaliado pelo clínico em conjunto com o anestesiologista e o cirurgião. Caso os exames clínicos e laboratoriais pré-operatórios revelem-se satisfatórios e o proprietário estiver disposto a seguir as recomendações, o procedimento tende ao sucesso terapêutico, já que será realizado por equipe altamente qualificada.

A proximidade entre o anestesiologista e o proprietário e seu animal se faz necessária. Uma conversa franca e esclarecedora é fundamental para reafirmar a confiança em relação ao profissional e ao procedimento, o que implica diretamente na saúde e qualidade de vida de seu companheiro.

Dra. Danielly Belmonte, MV especializada em Clínica Médica e Geriatria, Diretora Médica do IEMEV.

Open chat
Precisa de Ajuda?