Radiologia

Radiologia

O exame radiográfico é um dos métodos de imagem mais antigos no auxílio ao diagnóstico. Ele é utilizado principalmente na prevenção, controle e tratamento das doenças dos animais de companhia, além de possuir grande importância nos traumatismos e emergências, por ser um método pouco invasivo, eficiente e rápido, capaz de orientar uma primeira investigação e conduta clínica por parte do médico veterinário.

As indicações mais freqüentes na radiologia veterinária tradicional são:

  1. Avaliações ortopédicas: fraturas, prevenção e diagnóstico de doenças osteoarticulares (displasia coxofemoral e cotovelo), acompanhamento pós-cirúrgico;
  2. Avaliação torácica: colapso traqueal, afecções pleurais, mediastinais e cardio-pulmonares;
  3. Avaliação do crânio e coluna vertebral: traumas, doenças periodontais e degenerativas; otites, sinusites, neoplasias;
  4. Avaliação abdominal: patologias do trato gastro-intestinal e trato urinário, podendo ser utilizado exames contrastados para complementação do diagnóstico ultrassonográfico.

Dra. Ana Carolina. – Responsável Técnica pelo setor de Radiologia do IEMEV.

Voltar




Conheça outras especialidades



Anestesiologia e Clínica da Dor

Anestesiologia e Clínica da Dor

O serviço de Anestesiologia do IEMEV prima pela segurança de seus pacientes através de rigoroso controle dos fatores que influenciam o risco cirúrgico.

Saiba mais
Nutrição e Nutrição Clínica

Nutrição e Nutrição Clínica

A Nutrição é o estudo da interação entre os alimentos e o organismo, sendo uma importante ferramenta para auxiliar no tratamento de animais enfermos, assim como para prevenir o aparecimento de doenças em animais saudáveis.

Saiba mais
Odontologia

Odontologia

A doença periodontal acomete frequentemente cães e gatos, podendo atingir 85% dos animais acima de três anos de idade.

Saiba mais